Materiais

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Esta rotina tem o objetivo de cadastrar todos os materiais utilizados na empresa.

 

A exclusão só será permitida caso não haja nenhuma movimentação para o produto.

 

Manutenção

 

Para efetuar manutenção neste cadastro deverão ser utilizados os botões ou teclas de atalho.

 

Alguns botões terão funções especiais como segue:

 

Botao_Duplicar Permitirá a Duplicação no material em que se está posicionado, devendo alterar o Código e Descrição antes de gravar.

Botao_FISPQ Permitirá visualizar e preencher os dados da FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico), quando for necessário para a Empresa.

Botao_F_Tecnica Permitirá visualizar e preencher a ficha técnica do produto, que servirá para análise na "Ordem de Produção", quando for necessário para a Empresa.

 

Após selecionar a opção Manutenção do cadastro o sistema solicitará o Filtro inicial abaixo e em seguida apresentará a tela de Manutenção do Cadastro de Materiais.

 

Cadastros_Materiais_Manutenção_Do_cadastro_Filtro

 

Detalhamento dos Campos:

 

Material De:

Código do material inicial para busca

Até:

Código do material final para busca .

Descrição De:

Descrição inical do material para busca.

Até:

Descrição final do material para busca.

Tipo de Material:

Tipo de material para busca.

Grupo de Material:

Grupo de material para busca.

Subgrupo de Material:

Subgrupo de material para busca.

 

 

Aba Navegação

 

Cadastro_Materiais_Manutencao_Aba_Navegacao

 

Caso o código do material que se deseja consultar seja conhecido, basta informá-lo no campo Material que a tela de navegação se posicionará sobre a solicitação desejada.

 

Detalhamento dos Campos:

 

Material:

Código do material

 

 

Aba dados.

 

Cadastro_Materiais_Manutencao_Aba_Dados

 

Detalhamento dos Campos:

 

Material:

Código do material.

Ativo:

Opção selecionada significa que o cadastro deste material esta ativo no sistema.

Descrição:

Utilizado para descrever o produto detalhadamente.

Produto:

Utilizado para informar que este material é um produto.

Serviço:

Utilizado para informar que este material é um serviço.

Referência:

Utilizado para informar o código de referência do produto ou do serviço.

Código de Barras:

Utilizado para informar o código de barras do material.

Peso Líquido:

Utilizado para informar o peso líquido do material, normalmente serve para cálculo da Nota Fiscal de Saída.

Cubagem:

Utilizado para informar a cubagem do material.

Tipo de Material:

Selecionar o primeiro nível “analítico” (sub-grupo) de agrupamento dos materiais previamente cadastrado na tabela: “Tipo de Material”, utilizado para resultado de relatórios.

Unidade:

Selecionar a unidade de medida do material, previamente cadastrado na tabela: “Unidade de Medida”; observando no caso da Empresa ter “Controle do Estoque”, deverá ser a unidade de controle interna no almoxarifado.

Especificação:

Campo reservado para especificação do material, sendo utilizado na consulta desta tela e para alguns relatórios, como por exemplo: “Ordem de Produção”.

 

 

 

Aba faturamento.

 

Cadastro_Materiais_Manutencao_Aba_Faturamento

 

Comissão:

Havendo integração com o sistema de vendas, e sendo os vendedores comissionados por produtos, deve-se indicar o percentual a ser pago de comissão.

Permite Alterar Descrição:

Permite a alteração da descrição e os dados no lançamento dos ítens de Compras e do Faturamento.

Royalties:

Selecionar a “marca” ou nome do produto, previamente cadastrado na tabela “Royalties”.

Embalagem:

Selecionar a Embalagem, previamente cadastrada na tabela: “Embalagens”.

Sub Embalagem:

ISelecionar a menor Embalagem, previamente cadastrada na tabela: “Embalagens”, que deve estar “contida” e relacionada com o campo “Embalagem”.

Procedência:

Código da procedência do produto.

Classificação Fiscal:

Selecionar a Classificação Fiscal, previamente cadastrada na tabela: “Classificação Fiscal”.

Agrupamento para nota:

Selecionar o Tipo de agrupamento que o Material pertence. Para quando da emissão de uma Nota Fiscal, o sistema imprima apenas um ítem com a somatória das quantidades de todos os itens do agrupamento.

Aliq. ICMS:

Utilizado para informar a Alíquota de ICMS, quando somente será aplicada no caso de ser uma única Alíquota para todas as Operações e situações fiscais do material; caso contrário, deixar sem preenchimento.

Aliq. IPI:

Utilizado para informar a Alíquota de IPI, quando somente será aplicada no caso de ser uma única Alíquota para todas as Operações e situações fiscais do material; caso contrário, deixar sem preenchimento.

Aliq. ISS:

Utilizado para informar a Alíquota de ISS específica para este produto, caso contrário, o sistema utilizará o que está na tabela "Impostos".

Tipo de ICMS:

Selecionar o Tipo de ICMS que será aplicado para a coluna de tributação do ICMS no Livro Fiscal.

Red. Base ICMS:

Utilizado para informar a Alíquota de Redução da Base de Cálculo de ICMS, para o caso de haver redução em um determinado Material.

Alíq. Tributos:

 


Red. Base IPI:

Utilizado para informar a Alíquota de Redução da Base de Cálculo de IPI, para o caso de haver redução em um determinado Material.

Tipo de IPI:

Selecionar o Tipo de IPI que será aplicado para a coluna de tributação do ICMS no Livro Fiscal.

Ex Tipi:

Utilizado para indicar o desdobramento da Classificação Fiscal com "EX+2 dígitos"  adicionais quando a alíquota de IPI é de um grupo diferenciado, conforme "Decreto nº 7.770, de 28.06.2012 - DOU 1 de 29.06.2012 - Edição Extra".

Gênero (Sped):

Selecionar o “Gênero Sped”, do qual se enquadra o Material, ou seja, em que capítulo da TIPI ele pertence, ou seja, os dois primeiros dígitos da Classificação Fiscal.

Código Serviço:

Utilizado para informar o código do Serviço que o material se enquadra, conforme a Lei complementar 116/03. Deverá informar este código somente se o campo “Serviço” estiver selecionado, e for utilizado para o Sped Pis/Cofins.

Operações p/ Entrada:

Selecionar a Operação de Entrada “Default”, para que o material selecionado na tela de inclusão de Notas de Entrada apareça sempre esta Operação como sugestão do sistema, podendo ser trocado no momento da inclusão.

Operações p/ Saída:

Selecionar a Operação de Saída “Default”, para que o material selecionado na tela de inclusão de Notas de Saídas (Pedido) apareça sempre esta Operação como sugestão do sistema, podendo ser trocado no momento da inclusão.

DUM 14:

Inserir o código de Barras EAN 14 (GSI 14) e que é usado na identificação de caixas de despacho ou caixas de distribuição deste Material.

Quantidade:

Colocar a Quantidade deste Material que irá à Caixa de Embarque.

ANP - SIMP Código:

Codigo interno do produto do orgão ANP.

CODIF:

Codigo interno do produto do orgão Receita Federal.

 

Detalhamento dos Campos:

 

Unidade Alternativa

Unidade alternativa de venda, ou seja, outra forma que poderá ser vendido esse produto.

 

Unidade:

Utilizado para informar a unidade alternativa de venda do material.

Fator:

Fator do produto (quantidade).

Cod. de barra:

Código de barra da unidade alternativa.

 

       

 

Aba Compras

 

Apresenta os dados básicos de compra do material, para alimentar os dados de impressão do Pedido de Compras.

 

Cadastro_Materiais_Manutencao_Aba_Compra

 

Detalhamento dos Campos:

Descrição:

Utilizado para informar a descrição da compra do material, que irá aparecer na descrição do produto no Pedido de Compra .

Procedência:

Selecionar a procedência para fins da compra do material.

Fornecedor:

Selecionar o fornecedor que está devidamente cadastrado.

Preço de Compra:

Utilizado para informar o valor de sugestão do produto da compra.

Pregão Eletrônico:

Caso esta opção estiver selecionada, significa que este material poderá participar do pregão eletrônico.

Valor de Custo:

Utilizado para informar o valor de custo do produto para fins de cálculo de ST para Empresas distribuidoras; normalmente o cálculo aparece logo abaixo do ítem da Nota Fiscal.

Embalagem:

Selecionar a embalagem de sugestão para embalagem do material para o Pedido de Compra.

Unidade Compra:

Selecionar a Unidade de Compra de sugestão para o Pedido de Compra.

Fator para Estoque:

Indicar o Fator que deverá ser convertido a unidade de compra para a unidade de controle no estoque.

Valor de Custo (Compra):

Para cálculo específico.

Margem de Lucro:

Para cálculo específico.

Valor de Venda:

Para cálculo específico.

 

 

Aba Estoque

 

Cadastro_Materiais_Manutencao_Aba_Estoque

 

Detalhamento dos Campos:

 

Filial:

Filial onde o material será estocado/controlado.

Prazo Abastecimento:

Utilizado para informar a quantidade de dias que o fornecedor demora para entregar o material.

Controle de Lote:

Quando selecionada esta opção, significa que haverá controle do lote. Observar, que uma vez movimentado o material não poderá mais ser desmarcado este campo.

Solicita Proprietario do Lote:

Quando selecionada esta opção, nas telas de pesquisa de lote, permitirá apenas seleção dos lotes do proprietário indicado no Cadastro de Lotes.

Estoque Mínimo:

Utilizado para informar a quantidade mínima para o estoque.

Prazo de Validade (dias):

Utilizado para informar o número em dias padrão para o vencimento do produto.

Produto em Quarentena:

Quando selecionada esta opção, significa que haverá controle dos produtos em Depósito separado para Quarentena.

Estoque Máximo:

Utilizado para informar a quantidade máxima para o estoque.

Depósito:

Nome do local onde está armazenado o produto.

Localização

Descrição do local físico que está armazenado o produto.

 

 

Aba Impostos por Estado

 

Apresenta a alíquota de ICMS por Estado para atender a emissão das Notas Fiscais pelo "Ajuste Sinief 20, de 07/11/2012 (Resolução CAMEX)".

 

Cadastro_Materiais_Manutencao_Aba_Impostos_por_Estado

 

Detalhamento dos Campos:

 

Estado:

Incluir o Estado que será vendido o produto referente a Resolução CAMEX.

ICMS:

Alíquota do produto referente a Resolução CAMEX.